NOTA DE REPÚDIO DO PT DE PALHOÇA À CRIMINOSA INVASÃO DA VENEZUELA.
A arrogância imperialista atropela as relações internacionais legais e estabelece precedente perigoso contra a paz mundial

O PT DE PALHOÇA REPUDIA O COVARDE E CRIMINOSO ATAQUE CONTRA A VENEZUELA.
As agressões empreendidas contra a Venezuela, com o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, são inadmissíveis sob quaisquer aspectos de avaliação e à luz das verdadeiras razões que as motivaram tornam-se ainda mais inaceitáveis.
As palavras proferidas pelo presidente norte-americano não deixam dúvidas: o objetivo sempre foi tomar o petróleo, os minerais e as terras raras venezuelanas.
As acusações que apresentaram a narrativa de que Maduro é chefe de rede de narcotráfico internacional jamais foram confirmadas com a apresentação de provas; jamais passaram de narrativas que buscavam brecha regimental no arcabouço jurídico estadunidense para uma “operação” que dispensasse a autorização do Congresso dos EUA.
E mesmo que houvesse alguma prova, em absolutamente nenhum acordo ou convenção que regulamentem as relações internacionais encontra-se base legal para o sequestro do presidente venezuelano.
O ato, que expõe uma política intervencionista que coloca em risco toda a região, escancara uma política externa pautada na “lei do mais forte”, ignorando quaisquer limites imprescindíveis às relações pacíficas entre os países. Uma conduta que mescla arrogância com irresponsabilidade, desafiando todas as demais nações do planeta e dobrando fichas numa aposta que pode empurrar o planeta para um conflito de dimensões jamais vistas desde o fim da segunda Grande Guerra.
O PT de Palhoça exprime, portanto, seu total repúdio a qualquer ato que configure um ataque à soberania dos povos, que despreze soluções emanadas pelas organizações multilaterais e que convirjam para situação de beligerância com alto risco de sofrimento aos povos das nações subjugadas. Reafirmamos nosso total compromisso com os princípios da política externa do Partido dos Trabalhadores.
A Paz e a Estabilidade na América Latina são inegociáveis.
Lumen Cheli
Presidenta.


