Palhoça

APESAR DAS PRISÕES, A ESQUERDA DEVE SEGUIR DE OLHOS BEM ABERTOS.

É hora de celebrar a prisão dos golpistas, mas, o golpe segue sendo o prato principal na mesa dos canalhas.

ícone relógio26/11/2025 às 12:00:00- atualizado em  
APESAR DAS PRISÕES, A ESQUERDA DEVE SEGUIR DE OLHOS BEM ABERTOS.

AS PRISÕES APLICARAM UMA IMPORTANTE “HARMONIZAÇÃO”, MAS, A FACE DA POLÍTICA BRASILEIRA AINDA CARREGA AS CICATRIZES GOLPISTAS.

É óbvio que temos que comemorar – e muito! – a prisão de Bolsonaro e dos generais golpistas! A mensagem extraída desse processo é muito forte, histórica e poderia ter sido a colocação de uma pedra definitiva nas articulações conspiratórias contra a democracia. Mas, NÃO COLOCOU!

A História fez o seu papel e já nos brindou com tudo o que precisamos pra entender o básico: O GOLPISMO é como a gripe, tem que vacinar sempre! E não é uma “gripezinha”, mas, um vírus em forma de verme que ronda o tempo todo buscando a sua oportunidade.

Poderíamos chamar esse “fenômeno” de síndrome de Veloso (claro, há outros tantos nomes em nossa trajetória republicana de golpes que poderiam batizar esse vírus/verme). 

O Brigadeiro Haroldo Veloso liderou uma tentativa de golpe contra o presidente Juscelino Kubitschek em Jacareacanga, foi anistiado pelo presidente. Poucos anos depois, Juscelino teve que resistir a um novo golpe em Aragarças e adivinhem quem estava lá, liderando o levante golpista. Sim! Ele mesmo! O Brigadeiro Haroldo Veloso.  Foi perdoado de novo!

Apesar das prisões determinadas pelo STF, engaiolando o inepto ex-presidente e sua trupe circense, não podemos ignorar que a verdadeira força do golpe ainda está livre, leve e solta no Brasil.

Onde estão os financiadores da trama golpista? Quantos assentos ainda estão sendo ocupados por gente como Nikolas Ferreira, Sóstenes Cavalcanti, Carol de Toni, Flávio Bolsonaro, etc. (a lista é muito, muito longa).

AS ELEIÇÕES DE 2026 FICARAM AINDA MAIS IMPORTANTES!

Os nazifascistas que tramaram a PEC DA BLINDAGEM e a PL DA ANISTIA não vão parar!  E as fichas de suas pretensões golpistas estão todas depositadas na roleta das eleições 2026.

O próximo presidente da república poderá indicar, salvo algum evento inesperado, até 3 novos ministros do STF. Essa composição pode, por exemplo, ter impacto significativo em pedidos de revisão de penas que, como todos sabemos, visam clara e inequivocamente a liberdade e restituição de elegibilidade ao genocida.

O Senado Federal é a grande aposta da extrema direita e do Centrão. Em 2026 serão renovadas 2/3 das cadeiras e bizarrices como a chantagem institucional contra a Suprema Corte não tem como serem empreendidas sem a ocupação desses assentos.

Já na Câmara, os últimos três anos deixam claro que não podemos errar de novo e permitir que a extrema direita e o Centrão passem o rodo, como fizeram em 2022. De nada adiantará fazermos queixas de que o Governo não adota agendas mais progressistas e completamente identificadas com as demandas econômico-sociais que protejam a população da voracidade do capitalismo, se novamente “obrigarmos” o presidente Lula a uma composição extremamente ampla do leque de apoio partidário para vencer o fantasma do retorno da extrema direita ao poder.

A ÁRDUA MISSÃO DA ESQUERDA EM SC, O PLAYGROUND DA DIREITA NO BRASIL

Em nosso Estado o cenário é terrível. Entretanto, esse desafio tornará nossa missão muito mais valorosa.

Em 2022, fomos atropelados pela extrema direita em SC. Nestas eleições os PT não chegou a 9% dos votos válidos para a disputa na Câmara dos Deputados (incluindo os votos de legenda) e o partido optou por não lançar candidato ao Senado. Foi um cenário terrível!

 

Agora temos um governo trabalhando para o povo.  Os investimentos do governo Lula superam absurdamente os repasses feitos durante a (indi)gestão de Bolsonaro e, portanto, temos muita materialidade para evitar que o quadro de horror de 22 se repita em 26.

 

Para isso, teremos que fazer o incômodo exercício de olhar para o espelho e perguntar: onde estamos errando? Porque não conseguimos nos conectar com a população catarinense que é oprimida pelas políticas elitistas da extrema direita e do Centrão (a grande maioria da população no Estado)? 

 

Ao recalcularmos a rota, com comprometimento, coragem e inteligência, poderemos entregar ao presidente Lula um belo presente para a condução dos rumos do país no quarto mandato.

 

MAS, NÃO ESTÁVAMOS FALANDO DA VIGILÂNCIA SOBRE OS GOLPISTAS?

 

Exatamente isto!

 

É a partir de uma estratégia inteligente e efetiva de ocupação de assentos na Câmara e no Senado que vamos impedir a ação dos golpistas que seguirão fora das grades; evitar que empreendam, por dentro das Casas Legislativa, as tentativas de implementação dos planos de tomada de poder que seguem, no exato momento em que você lê esta matéria, abertos nas mesas de operações dos canalhas.

 

É UM OLHO NO PEIXE E OUTRO NO GATO.